ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 67-2


Poster (Painel)
67-2Qualidade microbiológica determinada por características de produção no leite cru coletado no município de Satuba-AL.
Autores:Araujo, B.F.O. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Silva, S.G.M. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Santos, T.M.C. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Montaldo, Y.C. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Brandão, B.P.D. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Santos, M.T. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas)

Resumo

O leite é um alimento com excepcional valor nutritivo e amplamente consumido,porém é um excelente meio de cultura devido a sua alta atividade de água,pH próximo da neutralidade e disponibilidade de nutrientes.Falhas ocorridas durante a ordenha,aliadas a temperaturas inadequadas de conservação contribui para a comercialização de produtos lácteos com características microbiológicas fora dos padrões regulamentares.O presente trabalho teve como objetivo verificar a qualidade mícrobiológica e os principais pontos de contaminação do leite cru refrigerado coletado no município de Satuba.Foram realizadas 5 coletas mensais de leite cru e coletas no ambiente de ordenha com swab(ralo,chão,teteiras,latão,ração e mãos dos ordenhadores)e encaminhadas ao Laboratório de Microbiologia para serem analisadas.As amostras foram coletadas assepticamente e diluídas em solução de água peptonada a 0,1%.Assim,25 ml das amostras de leite foram diluídas em 225 ml de água peptonada.A partir dessa diluição foram feitas diluições seriadas,1 ml da primeira diluição foi transferido para um frasco contendo 10 ml de água peptonada até chegar a diluição 10-4.Para as amostras do ambiente de ordenha,os swabs foram submersos em solução de água peptonada e feita as diluições.Dessas diluições,foram realizados testes para presença de coliformes totais e termotolerantes,mesófilos e psicotróficos.Para coliformes,utilizou-se as três primeiras diluições 10-1,10-2 e 10-3 inoculando 1mL em tubos de ensaio com meio LST e tubos de durham invertidos por 48h/37ºC. As amostras que apresentaram formação de gás,foram transferidas para tubos com meio Verde Brilhante e EC, durante 48 e 24h,respectivamente,onde também foi observada a produção de gás.Para mesófilos e psicotróficos foi utilizado o meio PCA no qual se inoculou em placas de petri 0,1 ml das diluições 10-2,10-3 e 10-4 e observado o crescimento de colônias após 24h/25ºC para mesófilos e sete dias(a 4ºC)para psicotróficos.Todas as amostras apresentaram coliformes totais e termotolerantes, com contagem máxima de >2400 e mínima de 6,1 NMP/ml para o leite cru.No ambiente de ordenha,as menores contagens foram das teteiras,com 4NMP/ml.Os resultados de mesófilos e psicotróficos tiveram contagem máxima de 300 e mínima de 11,67x10-4 UFC/ml para mesófilos e 168,67x10-2UFC/ml para psicotróficos.Os resultados obtidos mostram que o leite está fora dos padrões estabelecidos pela Instrução Normativa 62, provavelmente devido as más condições do ambiente de ordenha.


Palavras-chave:  coliformes totais, coliformes termotolera, mesófilos, psicotróficos